Veículos comerciais elétricos crescem 51% no Brasil e ganham força entre frotas corporativas
O mercado de veículos comerciais leves elétricos segue em forte expansão no Brasil. Entre janeiro e setembro de 2025, foram emplacadas 1.642 unidades, um crescimento de 51% em relação ao mesmo período de 2024, segundo dados da ABVE (Associação Brasileira do Veículo Elétrico).
O desempenho é ainda mais impressionante quando comparado a 2023, quando o segmento registrou 442 unidades. Em dois anos, a alta chega a 271%, consolidando o início da eletrificação das frotas corporativas no país.
“A eletrificação das frotas corporativas começa a ganhar escala. Esse é um movimento que vai acelerar nos próximos meses e transformar a logística urbana brasileira”, afirma Ricardo Bastos, presidente da ABVE.
Crescimento impulsionado por empresas e tecnologia
Cada vez mais, empresas de logística, distribuição e serviços têm adotado veículos eletrificados como parte de suas estratégias ESG e de redução de custos operacionais.
A eficiência energética, a menor necessidade de manutenção e o uso de energia limpa fazem dos veículos elétricos comerciais uma escolha econômica e ambientalmente inteligente.
Iniciativas como o programa e-Fast Brasil, liderado pelo WRI Brasil, também vêm ajudando a impulsionar o setor. A plataforma reúne montadoras, empresas privadas e gestores públicos para acelerar a descarbonização do transporte urbano de carga.
Setembro confirma tendência de alta
O mês de setembro de 2025 foi mais um marco para o setor automotivo: foram 21.515 veículos leves eletrificados emplacados (entre automóveis, SUVs e comerciais leves), representando um aumento de 6,4% em relação a agosto e 62% sobre setembro de 2024.
Com isso, os eletrificados atingiram 9,3% de participação nas vendas totais de veículos leves no Brasil.
De janeiro a setembro, o mercado já soma 147.602 unidades eletrificadas, um crescimento de 20,4% em relação ao mesmo período do ano anterior.
Plug-in dominam as vendas
Os veículos elétricos plug-in (BEV e PHEV) representam 76% das vendas de eletrificados no país — uma clara tendência de preferência por modelos com recarga externa.
O destaque fica para os híbridos plug-in (PHEV), que responderam por 38% das vendas, seguidos de perto pelos 100% elétricos (BEV), com outros 38%.
As montadoras que mais contribuíram para esse crescimento foram BYD, GAC, Omoda Jaecoo, Geely e Zeekr, além de fabricantes tradicionais como General Motors, que reforçaram seus portfólios elétricos com modelos de entrada como o Spark EUV.
Geografia da eletromobilidade no Brasil
A Região Sudeste continua liderando as vendas, com 46,8% de participação, impulsionada por São Paulo, que sozinho responde por 31,8% dos emplacamentos.
Em seguida aparecem as regiões Sul (18,7%), Nordeste (16,2%), Centro-Oeste (14,2%) e Norte (4,2%).
O ranking das cidades com mais veículos elétricos vendidos em setembro é liderado por:
- São Paulo (2.789 unidades)
- Brasília (1.862)
- Rio de Janeiro (779)
- Belo Horizonte (758)
- Curitiba (603)
Mobilidade elétrica e o futuro das frotas
A expansão da infraestrutura de recarga, aliada à chegada de novos modelos e incentivos fiscais, vem tornando os eletrificados mais acessíveis e competitivos.
A tendência é que os comerciais leves elétricos sejam cada vez mais utilizados em frotas de entrega urbana e serviços de última milha — segmentos que buscam reduzir custos e emissões sem abrir mão de desempenho.
A eletrificação no Brasil entrou definitivamente em um novo patamar, e os números mostram que essa mudança veio para ficar.