Tragédia em Rio Verde: Mecânico morre após falha em airbag do Honda Civic com Airbag Takata
Um acidente ocorrido em 11 de dezembro de 2024, em Rio Verde (GO), terminou em tragédia e reacendeu o alerta sobre os perigos dos “airbags mortais” da fabricante Takata. O mecânico Eurides Ferreira Lopes Junior, de 37 anos, perdeu a vida após o airbag do Honda Civic 2011 em que estava explodir e lançar fragmentos metálicos, atingindo seu pescoço.

Segundo a Polícia Científica de Goiás, não houve impacto suficiente para acionar o airbag, já que a colisão foi leve, dentro da cidade, e o veículo trafegava a cerca de 40 km/h. No entanto, uma falha no insuflador — o dispositivo responsável por inflar a bolsa — fez com que o mecanismo rompesse de forma anormal, projetando estilhaços metálicos a altíssima velocidade, o que acabou causando a morte instantânea de Eurides.
A esposa da vítima, Beygna Fernandes Pereira Lopes, relatou que uma peça do equipamento se soltou e atingiu o marido fatalmente. O caso será conduzido pelo escritório Indenização do Dr. Edilberto Acacio da Silva, o mesmo advogado que atuou no emblemático processo do cantor João Paulo contra a BMW.
Segundo o Dr. Acácio, a ação indenizatória será distribuída nesta terça-feira (04/11/2025) contra a Honda, fabricante do veículo, com base no Código de Defesa do Consumidor, em virtude do vício oculto.
Os filhos da vítima, de 10 e 8 anos, que estavam no banco traseiro, presenciaram o doloroso quadro do pai esguichando sangue pelas artérias até a morte, uma cena que jamais esquecerão.
Ainda conforme o advogado, os peritos da Honda já realizaram uma análise técnica no veículo e confirmaram o defeito no airbag. Diante de todos os fatos e do potencial econômico da montadora aliado à sua inércia, a indenização pleiteada será na ordem de R$ 10 milhões, considerando também que a empresa deverá pagar pensão mensal até a formação universitária dos dois filhos e à esposa até a idade que o falecido completaria 78 anos.
O perigo dos airbags Takata
Este é mais um episódio fatal envolvendo os airbags da fornecedora japonesa Takata, cujo defeito já causou a morte de pelo menos oito pessoas no Brasil e mais de 30 em todo o mundo, além de centenas de feridos. O problema está no insuflador, que utiliza nitrato de amônio, um composto químico instável quando exposto por longos períodos a calor e umidade. Com o tempo, o material se degrada, e o dispositivo pode explodir de forma descontrolada, lançando fragmentos metálicos contra os ocupantes do veículo.
Trata-se do maior recall da história da indústria automotiva mundial. Estima-se que mais de 100 milhões de carros em todo o mundo receberam airbags defeituosos. No Brasil, cerca de 5 milhões de veículos foram convocados para recall, mas metade dos proprietários ainda não compareceu — incluindo o Honda Civic envolvido no acidente em Rio Verde.
O reparo é totalmente gratuito e pode ser feito em qualquer concessionária autorizada.
Posicionamento da Honda
Em nota oficial, a Honda lamentou profundamente o ocorrido e informou que o veículo envolvido fazia parte da campanha de recall da Takata, mas não havia passado pelo reparo. A montadora reforçou que continua convocando proprietários por diversos meios — inclusive cartas e anúncios na mídia — para substituição imediata do insuflador de airbag.
“A Honda lamenta profundamente o ocorrido e permanece à disposição das autoridades. O reparo é rápido, gratuito e independe de consulta às pendências financeiras, documentação ou impostos”, diz o comunicado da marca.
Os proprietários podem verificar se seu carro está envolvido em algum recall no site oficial da Honda: www.honda.com.br/recall
Ou pelo telefone da Central de Atendimento ao Cliente: 0800-701-3432.
Como saber se seu carro está em recall?
Todas as montadoras são obrigadas a divulgar campanhas de recall em canais oficiais, como sites, jornais, rádio e TV. Além disso, é possível consultar gratuitamente no site da fabricante ou no portal do Ministério da Justiça, informando o número do chassi do veículo.
O não comparecimento ao recall pode representar um risco real de morte, como mostra o caso de Eurides Ferreira Lopes.
Um alerta que pode salvar vidas
A tragédia em Rio Verde não é um caso isolado. Ela representa o alto custo da negligência de fabricantes e da falta de informação aos consumidores.
O escritório Indenização do Dr. Edilberto Acacio da Silva busca agora responsabilizar os envolvidos e garantir justiça à família da vítima.
Enquanto isso, fica o apelo: verifique imediatamente se seu carro está no recall da Takata.
Uma simples verificação pode ser a diferença entre a vida e a morte.
LINK NACIONAL PARA CONSULTAR RECALL:
portalservicos.senatran.serpro.gov.br/#/veiculos/recall
