Geely Auto inicia operações no Brasil como parte de sua estratégia global de expansão para cerca de 90 países
A estreia do Geely EX5 no mercado brasileiro integra o plano global da marca para veículos de nova energia (NEV). No primeiro semestre de 2025, as vendas mundiais da empresa alcançaram 1,409 milhão de unidades, um crescimento de 47% em relação ao ano anterior. Desse total, 725 mil foram modelos NEV, representando um salto de 126% frente ao mesmo período de 2024. Atualmente, a fabricante está presente nos cinco continentes, com 12 modelos comercializados em aproximadamente 90 mercados internacionais.
São Paulo – Julho de 2025 – A Geely Auto marca oficialmente sua entrada no Brasil com o evento “G’Day – Good Day”, agendado para o dia 30 no Jockey Clube de São Paulo. A celebração inaugura as vendas do Geely EX5, o primeiro veículo elétrico da marca no país, projetado para atender às demandas de diferentes mercados ao redor do mundo.
A presença no Brasil representa mais um capítulo na trajetória de expansão global da Geely, que mantém operações estruturadas de vendas e pós-venda em quase 90 países, distribuídas pelo Oriente Médio, Ásia-Pacífico, América Latina, Europa, Ásia Central e África.
Em julho, como parte da estratégia de introdução da marca no país, o EX5 foi exibido em 22 shoppings brasileiros, proporcionando ao público uma primeira experiência com seu design, conforto e recursos tecnológicos.
De acordo com Maurício Silveira Júnior, Head de Vendas e Rede, “a pré-venda iniciada em 17 de julho disponibilizou 300 unidades iniciais do SUV elétrico, com condições especiais de compra. O lançamento também marca a inauguração da primeira concessionária da Geely no Brasil, a Globo Geely, localizada em São José dos Pinhais (PR). A rede contará com 23 pontos de venda na fase inicial”.
A Geely Auto faz parte do Zhejiang Geely Holding Group, fundado em 1997, conglomerado que também controla marcas como Volvo, Lotus e Polestar, além de manter parceria estratégica com a malaia PROTON.
Em 2024, o grupo vendeu mais de 2,17 milhões de veículos, aumento de 32% sobre 2023, e exportou mais de 403 mil unidades. Hoje, conta com sete subsidiárias espalhadas por quase 90 países e mais de 1.000 concessionárias globais. A companhia emprega mais de 50 mil colaboradores e mantém centros de P&D em Hangzhou, Ningbo, Gotemburgo, Coventry e Frankfurt. Os investimentos acumulados em inovação já ultrapassam US$ 28 bilhões, resultando em mais de 30 mil patentes e criações tecnológicas.
A atuação da Geely se estende a áreas como satélites, aeronaves elétricas de decolagem e pouso vertical (eVTOL), computação em nuvem, inteligência artificial e semicondutores, como o chip de 7 nanômetros desenvolvido em parceria com a SiEngine Technology.
Metas ambiciosas para 2025
No balanço do primeiro semestre, a Geely Auto elevou sua meta anual de vendas de 2,71 milhões para 3 milhões de unidades. Entre janeiro e junho, comercializou 1,4 milhão de veículos, crescimento de 47% em relação ao mesmo período do ano anterior. As vendas de modelos NEV somaram 725 mil unidades, alta de 126%. As exportações totalizaram 184 mil veículos, com um expressivo avanço de 307% nas vendas internacionais de NEV. O desempenho positivo foi registrado em 22 países, reforçando a força competitiva global da marca.
Nos primeiros seis meses de 2025, a Geely ingressou em seis novos mercados — incluindo Austrália, Nova Zelândia, Indonésia, Vietnã e Grécia — e ampliou sua presença em mercados maduros da Europa, como Polônia, Itália e Reino Unido, além de fortalecer operações em países de grande potencial, como Brasil e África do Sul. A companhia também abriu sete novas filiais internacionais em locais como Austrália, Indonésia e México, para otimizar a gestão regional.
No campo da produção, 2025 trouxe marcos importantes: em janeiro, a fábrica da BAMC no Egito iniciou operações, tornando-se a primeira unidade CKD da Geely no Oriente Médio e na África, produzindo os modelos Coolray e Emgrand. Já em maio, a fábrica de Purwakarta, na Indonésia, começou a fabricar localmente o EX5, fortalecendo a estratégia de produção regionalizada.
A marca continua a lançar modelos de alta gama como parte de sua estratégia “dupla potência”, que combina motores a combustão e veículos de nova energia. Só em 2025, foram 12 lançamentos em mais de 40 países. Graças à tecnologia de ponta, padrões rigorosos de segurança e qualidade, a Geely registra avanços consistentes em vendas e reconhecimento de marca nos mercados internacionais.
O Geely EX5, que estreia no Brasil, já é vendido em 25 países e detém notas máximas de segurança (cinco estrelas) tanto no Euro NCAP quanto no ANCAP. O modelo também recebeu o prêmio internacional Red Dot Design Award.
Foco no cliente e responsabilidade socioambiental
A Geely aposta em sua plataforma GEELY ·GO para estreitar o relacionamento com consumidores globais, hoje já somando mais de 17 milhões de usuários. Esse ecossistema conecta pessoas de diferentes culturas e países, fortalecendo o vínculo com a marca.
Em alinhamento com sua agenda de sustentabilidade, a empresa desenvolve iniciativas ambientais por meio do programa “Go Clean”. Entre as ações, destaca-se a parceria com a Living Ocean na Austrália para conservação marinha e um projeto de preservação ecológica no Desfiladeiro de Turgen, no Cazaquistão.
Para garantir suporte rápido e eficiente aos clientes, a Geely estruturou uma ampla rede global de distribuição de peças, com sede central e sete centros de peças no exterior, além de diversos armazéns de alta eficiência.
Perspectivas
A Geely Auto seguirá fortalecendo seu sistema global, formado por cinco centros de design, cinco polos de P&D, cinco regiões de testes, cinco plataformas de tecnologia de energia e cinco ecossistemas de inteligência artificial. A meta é acelerar a migração para veículos de nova energia e ampliar ainda mais a presença internacional, construindo, junto com seus clientes, um futuro mais inteligente, sustentável e inovador.