BYD lança campanha em Camaçari para atrair fornecedores locais e ampliar produção nacional
São Paulo, 19 de agosto de 2025 – A BYD reforçou hoje seu compromisso com a produção nacional ao anunciar a meta de atingir mais de 50% de nacionalização de peças e componentes até 2027. Durante um webinar realizado em parceria com a Abipeças e o Sindipeças, a empresa lançou a campanha “BYD QUER CONHECER VOCÊ”, voltada para a seleção de fornecedores brasileiros que irão compor a cadeia de suprimentos da fábrica em Camaçari (BA).
O evento contou com a participação de Cláudio Sahad, presidente da Abipeças e do Sindipeças; Tyler Li, presidente da BYD Brasil; e Alexandre Baldy, vice-presidente sênior e head Comercial e de Marketing da BYD Auto Brasil. Quase 300 representantes de empresas nacionais acompanharam a transmissão, demonstrando interesse em integrar a rede de fornecimento da marca.
Segundo Alexandre Baldy, “a BYD sempre planejou fabricar seus veículos integralmente no Brasil, e buscar fornecedores nacionais, tanto na Bahia quanto em outros estados, é um passo natural. O grande interesse no evento mostra que estamos no caminho certo. A BYD é do Brasil e nossa cadeia será formada por brasileiros”.
Para Cláudio Sahad, “qualquer empresa que deseje produzir no Brasil utilizando a rede de fornecedores locais será sempre bem-vinda e terá nosso apoio integral”.
A lista inicial apresentada às entidades já reúne centenas de demandas diretas e indiretas, incluindo itens como pneus, para-choques e baterias. A versão completa será divulgada em breve aos associados da Abipeças e do Sindipeças.
Líder no mercado de eletrificados em 2025, a BYD responde por 80% das vendas de veículos elétricos e por 30% das vendas de híbridos no país. Além do portfólio amplo, a companhia vem expandindo sua presença comercial: já são quase 190 concessionárias no Brasil, com previsão de superar a marca de 200 nas próximas semanas. Em paralelo, dezenas de empresas nacionais estão em processo de qualificação para fornecer peças à planta baiana. A Continental Pneus, instalada em Camaçari, foi a primeira a ser oficialmente homologada.
Incentivos fiscais para fornecedores
Além da apresentação das demandas de peças e componentes, a BYD detalhou um conjunto de benefícios fiscais disponíveis para empresas que venham a fornecer para a unidade de Camaçari. A companhia também se colocou como intermediária no diálogo com o governo da Bahia, buscando facilitar o acesso às políticas tributárias locais.
Essas iniciativas fazem parte da estratégia da greentech para estruturar um ecossistema industrial sólido no estado, impulsionar a economia regional e ampliar a geração de empregos por meio da colaboração com fornecedores nacionais.

Representantes da BYD, Sindipeças e Abipeças (Divulgação BYD)