Garagem Volkswagen é ampliada para exibir relíquias automotivas

– Mais espaço para memórias: nova área anexa com 400 m² abriga 13 automóveis entre protótipos, carros-conceito e esportivos;
– Volkswagen do Brasil é a única fabricante automotiva do País a manter acervo de veículos clássicos preservado e aberto à visitação;
– Emoção compartilhada: público geral poderá conhecer novo espaço por meio do Programa de Visitas da Volkswagen; em tour gratuito, visitantes passam por áreas como Estamparia, Armação e Montagem Final, além da Garagem Volkswagen;
– Polo 50 anos: em comemoração às cinco décadas do lendário hatch compacto, Garagem exibe coleção com modelos brasileiros; início da produção nacional aconteceu em 2002
São Bernardo do Campo (SP) – A Volkswagen do Brasil anuncia a ampliação do seu espaço dedicado à memória automotiva com a inauguração de um anexo da Garagem Volkswagen, localizada na fábrica da Anchieta, em São Bernardo do Campo (SP). Com 400 m² de área, o novo anexo foi projetado para abrigar um acervo ainda mais exclusivo, composto por 13 veículos entre protótipos, carros-conceito, esportivos e modelos que nunca chegaram a ser lançados.
A iniciativa foi viabilizada por meio das vendas do Certificado de Veículos Clássicos Volkswagen e reforça o compromisso da marca com a preservação da sua história, ao mesmo tempo em que celebra a engenharia, o design e a inovação que consolidaram a Volkswagen como referência no setor automotivo brasileiro. A marca, aliás, é a única fabricante do País a manter e preservar um acervo de veículos desta monta.
“A Garagem Volkswagen é um projeto vivo, que cresce e se transforma junto com a nossa marca. Desde a sua inauguração, em 2022, temos trazido novidades a cada ano: em 2023, o lançamento do Certificado de Veículos Clássicos; em 2024, a primeira temporada do nosso podcast; e agora, em 2025, a inauguração da expansão. Mais do que preservar a nossa história, a Garagem reforça o vínculo emocional que o público tem com a Volkswagen e mostra como tradição e inovação caminham juntas”, afirma o CEO da Volkswagen do Brasil, Ciro Possobom.
A Garagem Volkswagen está aberta ao público geral atrelada ao Programa de Visitas Volkswagen. Basta se cadastrar gratuitamente no site para conhecer a fábrica Anchieta, da Volkswagen do Brasil, em São Bernardo do Campo (SP). Clique aqui para fazer o agendamento. O tour pela histórica fábrica da Anchieta tem duração aproximada de 2h30 e contempla os principais pontos do processo de fabricação dos veículos, como Estamparia, Armação e Montagem Final. No circuito, o visitante terá acesso à Garagem Volkswagen.
Garagem Volkswagen é ampliada para exibir relíquias automotivas 01
Expansão Garagem Volkswagen: parte do acervo em detalhes
Brasília 1974
Com 41 anos de história e pouco mais de 46 mil km marcados no hodômetro, a Brasília produzida em 1974 acaba de voltar de um intercâmbio. É que a unidade foi cedida para exposição em 2012, no Auto Museu Volkswagen, localizado em Wolfsburg, cidade natal da marca, na Alemanha. E retornou ao seu País de origem depois de mais de uma década “aprendendo alemão”. Na belíssima cor Vermelho Rubi, o primeiro hatch brasileiro é equipado com motor 1.600 a ar com carburação simples e câmbio manual de quatro marchas. Em seu habitáculo, o revestimento na cor caramelo aparece nos bancos e painéis de porta – todo monocromático. Como presente de boas-vindas, o modelo recebeu seu próprio Certificado de Veículos Clássicos Volkswagen.
Brasília 1974
Golf Competição 1999
O Golf GTI Competição é um ícone dentro da história da Volkswagen do Brasil. Foi criado em 1999 por uma equipe entusiasta do Desenvolvimento do Produto, inspirados nas corridas europeias. Assim como o GTI original, ele nasceu de um projeto extracurricular, mas, ao contrário de seu “irmão”, nunca chegou ao público. Com a pintura personalizada em prata e faixas azuis largas, o modelo ostenta o número “17” em homenagem à Ala 17 da Planta Anchieta, onde o time responsável pelo desenvolvimento da máquina trabalha. Suas rodas de 16 polegadas foram importadas da Volkswagen Motorsport. O modelo possui o mesmo conjunto motor/transmissão do GTI de série: motor 1.8 20V que entrega 150 cv de potência e 21,4 kgfm de torque, com escape direto da saída da turbina e bocal na lateral esquerda do veículo
É equipado com itens que fazem jus ao nome, como gaiola de segurança confeccionada pela nossa Engenharia de Protótipos (seguindo os padrões da FIA), cintos e banco de corrida concha, além de um sistema de extinção de incêndio. O carro levou cerca de seis meses para ser projetado e executado, com mudanças significativas na suspensão, que foi rebaixada e teve a cambagem ajustada para -4°15’ na dianteira, em comparação aos -0°33’ originais; o eixo traseiro permaneceu com medidas originais.
Golf Competição 1999
Gol Endurance 2002
A proposta lançada no Salão do Automóvel de 2002 remetia aos feitos automobilísticos dos anos 1960 e tinha como objetivo promover o Gol, em uma grande jogada de marketing: quebrar o recorde mundial de Endurance (longa duração) na categoria. Foram poucos meses de preparação até que a marca fosse alcançada: o Gol estabeleceu, às 12h23 do dia 15 de janeiro de 2003 a marca de 25 mil km rodados. O local para a prova, nomeada Endurance VW, foi o Autódromo Internacional José Carlos Pace, em Interlagos. O trecho definido para o recorde foi o anel externo do circuito, com 3.108 metros de extensão.
Três unidades do Gol Power 1.6 foram escolhidas na linha de produção para o desafio. As únicas alterações realizadas foram a instalação de proteção no habitáculo dos veículos (“gaiola” de proteção) e de faróis auxiliares de longo alcance. Foram nove dias de rodagem ininterrupta, durante os quais os carros só paravam para troca de pneus e pastilhas de freios e abastecimento. Também precisavam cumprir os períodos de revisão! O primeiro Gol chegou aos nove mil km às 22h30 do dia 9 de janeiro. O segundo, que largou dia 10, estabeleceu a marca de 10 mil km às 17h04 do dia 13 de janeiro, após 3.218 voltas. Após mais de oito mil voltas no circuito, o terceiro Gol chegava à marca de 25 mil km rodados em Interlagos. É esse o modelo exposto na Garagem VW, que está mantido com os adesivos originais do evento. A equipe era composta por 120 pessoas, entre técnicos, pilotos, fiscais e organizadores. Foram selecionados 15 pilotos, rodando cerca de 1h30. Os carros rodavam 24 horas, sempre no limite. Baita história!
Gol Endurance 2002
Kombi Série Prata 2005
Normas mais exigentes de emissão de poluentes exigiram a aposentadoria do lendário motor boxer refrigerado a ar no fim de 2005. Para marcar a despedida do propulsor que nasceu com a própria Volkswagen, 200 unidades da Kombi Standard – o último carro no mundo ainda equipado com esse tipo de motor, aqui com 1.584 cm3, 58 cv e 11,3 kgfm de torque – se transformaram em Série Prata, hoje muito cobiçada por colecionadores. E agora exposta na Garagem Volkswagen.
Externamente, a Kombi Série Prata saía na cor metálica Prata Light, combinada a para-choques e aros de faróis em Cinza Cross. Luzes de direção transparentes, lanternas escurecidas e uma plaqueta com o nome da versão na tampa do porta-malas completavam a diferenciação visual. Internamente, os destaques eram o revestimento exclusivo dos bancos e o logotipo “Kombi Série Prata Limited Edition” ao lado do velocímetro. Havia também vidros verdes e desembaçador do vidro traseiro. A unidade do acervo foi retirada da linha de montagem e nunca emplacada. Ela pertence, ainda, ao último lote dos modelos arrefecidos a ar.
Kombi Série Prata 2005
Kombi Edição 50 anos 2007
Lançada em 2007, a Kombi Edição 50 anos foi uma versão comemorativa e limitada: uma unidade para cada ano de produção nacional do utilitário mais popular do País. Em setembro de 1957 a Kombi se tornou o primeiro Volkswagen nacional. Externamente, sua carroceria bicolor recebia logotipos da série na tampa do porta-malas e nas portas; as luzes de direção eram translúcidas e as lanternas, escurecidas. Na cabine, o grande troféu dos colecionadores: uma plaqueta com o número de produção no painel (01/50, 02/50, 03/50...). Mimos como miniatura e certificado de propriedade enriqueciam o índice de “colecionabilidade” do veículo que, naquele ano, já era equipado com um bloco de 1.4l refrigerado a água. A unidade da Garagem é um pré-série, número 00/50, e foi transferida da linha de montagem diretamente para o acervo.
Kombi Edição 50 anos 2007
Saveiro Rocket 2010
Se existe um conceito que parou o Salão do Automóvel de São Paulo em 2010, este foi a Saveiro Rocket. A versão conceitual “Rocket” (foguete, em inglês) foi exibida na 50ª edição da mostra paulistana para encantar os consumidores que costumavam personalizar pequenos utilitários – o que a marca concluiu através de pesquisas.
A Saveiro Rocket foi equipada com motor 1.4 TSI, câmbio manual de seis marchas e bancos esportivos. O visual esportivo ficava por conta de acessórios como santantônio arredondado (que conferia um ar de cupê à picape), aerofólio integrado à cobertura rígida da caçamba, rodas de 18 polegadas e entradas de ar laterais. O branco perolizado da carroceria atravessado por uma faixa vermelha coroavam a exclusividade do modelo.
Saveiro Rocket 2010
Volkswagen Polo: cinco décadas do ícone hatch
Nascido da base de um Audi A1, o Polo chegava à Europa em 1975 com a proposta de ser o menor carro da Volkswagen, pronto para a cidade e com um DNA forte de marca. Cinco décadas e seis gerações depois, o modelo se tornou um ícone: trata-se do primeiro carro de muitos jovens ao redor do mundo, representa muito bem a categoria de hatches de forma acessível e tem belíssimo design.
No Brasil, a história do Polo começou em 1997, com o Polo Classic, de terceira geração. À época, foi importado com motor 1.8 de 90 cv de potência e uma proposta familiar, pelo entre-eixos 2,44 metros e carroceria sedã. Em 2002, a grande revolução. A quarta geração foi anunciada com produção nacional, na planta Anchieta. O novo design com os faróis duplos arredondados estavam montados sob a plataforma PQ24, referência em robustez estrutural na época, estreando as soldas a laser num carro produzido no Brasil. Com o facelift, em 2006, a Volkswagen inaugurou uma nova classe de potência no segmento com o Polo GTI. Disponível apenas na carroceria três portas, era equipado com motor 1.8l de 150 cv e 22,4 kgfm de torque. O verdadeiro hot hatch. Depois de um hiato de dois anos entre 2015 e 2017, o Brasil recebeu a sexta geração do Polo, inaugurando a produção nacional da plataforma MQB-A0 e revolucionando o que se entendia por hatch.
Em 2022, o Polo recebeu um facelift e o line-up teve a adição do Polo Track, o substituto do Gol. Fez tão bem o papel de dominar o segmento de entrada que, em poucos meses, assumiu o topo das vendas no Brasil. Em 2025, o Polo é o veículo de passeio mais vendido do País. Já são mais de 70 mil unidades vendidas no acumulado do ano.
No acervo da Garagem VW, a história do Polo é contada com os modelos de produção nacional: Polo 2002, Polo Sedã 2005, Polo Sportline 2013, Polo Highline 2017, Polo GTS Concept 2018, Polo Track First Edition 2022 e Polo GTS 2024.
Volkswagen Polo- cinco décadas do ícone hatch